Você está visualizando atualmente Pesquisa do Datafolha aponta que machismo ainda impede homens de cuidarem melhor da própria saúde

Pesquisa do Datafolha aponta que machismo ainda impede homens de cuidarem melhor da própria saúde

Os homens subestimam o perigo do câncer de próstata. É o que revelou uma pesquisa do Datafolha, divulgada recentemente, e encomendada pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Instituto Oncoguia e Bayer, empresa farmacêutica. Entre junho e julho deste ano, foram entrevistados 1.062 homens em sete capitais brasileiras: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte, Recife e Salvador. Todos os participantes da pesquisa tinham 40 anos ou mais e nos últimos três meses frequentaram estádios de futebol  —  uma tentativa de deixar a amostra mais próxima do universo do público alvo de sensibilização do tema.

Os participantes se mostraram mais receosos com o câncer de forma geral (29%) do que com o de próstata (10%) que, depois do câncer de pele não-melanoma, é o que mais atinge os homens. Apesar de 77% afirmarem que cuidaram bem da saúde ao longo da vida, 27% dos entrevistados com mais de 60 anos nunca fez exame de toque retal. E cerca de 38% deles não frequentam o urologista por não considerarem importante (15%) ou acharem que estão saudáveis (34%).

Preconceito e machismo são aspectos que influenciam diretamente nos cuidados do população masculina com a saúde. Entre os homens com mais de 60 anos, que têm maior risco de ter câncer de próstata, as desculpas para não procurar um urologista demonstram a urgência da conscientização da população masculina sobre o tema. Para 21% dos entrevistados, exame de toque retal “não é coisa de homem”. Já para 38%, “não é necessário”.

Muitos não procuram ajuda especializada para não serem vistos como fracos. Cuidar-se é considerado uma atribuição feminina. E, como resultado dessa educação sexista de papéis sociais, homens adoecem e morrem só para provar sua masculinidade.

É importante lembrar que o toque retal é fundamental, pois é a única forma de se chegar a um diagnóstico definitivo do câncer de próstata. É recomendável fazer esta avaliação a partir dos 50 anos. Porém, aqueles que têm histórico de câncer na família (pai, irmãos e tios) e/ou são da raça negra devem procurar um especialista mais cedo, já aos 45 anos. Em estágio inicial o câncer de próstata age de forma silenciosa, por isso é importante fazer o exame preventivo, que possibilita descobrir a doença ainda no início, quando as chances de cura são maiores.

Para o biênio 2016/2016, a estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) são de 61 mil novos casos da doença.

Deixe um comentário