Você está visualizando atualmente Cirurgia robótica x cirurgia aberta: qual o melhor custo benefício? (Prostatectomia Belo Horizonte)

Cirurgia robótica x cirurgia aberta: qual o melhor custo benefício? (Prostatectomia Belo Horizonte)

Nos Estados Unidos, estima-se que mais de 90% das cirurgias realizadas para o tratamento do câncer de próstata sejam robóticas. Os médicos consideram a técnica robótica superior e não querem submeter seus pacientes a outro método.

No Brasil, os procedimentos robô-assistidos estão em expansão: depois de ser oferecida em São Paulo, Rio de Janeiro e Recife, a cirurgia robótica chegou a Belo Horizonte no ano passado. A adoção da técnica ainda é pequena no país, devido aos custos envolvidos. Realmente, entre as opções cirúrgicas, ela tem o valor mais elevado, chegando a uma diferença de até R$ 10 mil. Contudo, se avaliada a despesa global do procedimento médico, ela pode ter preço equivalente às outras opções oferecidas.

Um estudo australiano da Royal Brisbane & Womens’s Hospital acompanhou pacientes operados de 2010 a 2014: foram 121 pessoas submetidas à cirurgia aberta e 131 à robótica. Na conclusão da pesquisa, os autores avaliaram que os resultados funcionais foram similares, mas os pacientes da cirurgia aberta relataram mais dor nas primeiras horas após o procedimento, perderam 3x mais sangue e ficaram mais tempo internados.

Outras pesquisas confirmam que as cirurgias realizadas por meio de robôs, em média, têm melhores resultados quando o assunto é tempo cirúrgico e de internação, recuperação no pós-operatório, redução das dores e complicações pós-cirúrgicas. Além disso, com cortes menores, menor o sangramento — reduzindo a necessidade de transfusões. Alguns estudos sugerem ainda uma menor necessidade de complementar o tratamento com radioterapia depois da prostatectomia (retirada total ou parcial da próstata). Há ainda o benefício estético, já que a cicatriz cirúrgica fica menos visível.

Prostatectomia Belo Horizonte

Muitos planos de saúde estão começando a entender essas vantagens globais da tecnologia e passando a cobrir total ou parcialmente os custos da prostatectomia robótica.  A técnica está um passo à frente quando analisamos sob a perspectiva da qualidade de vida: ela garante um regresso mais rápido do paciente às suas atividades. É um investimento na própria saúde!

Prostatectomia belo horizonte

Deixe um comentário