Você está visualizando atualmente Dia Mundial da Luta contra o Tabagismo

Dia Mundial da Luta contra o Tabagismo

Apesar de todas as campanhas que vêm sendo feitas nos últimos anos, a incidência de fumantes ainda é grande em todo o mundo. O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças, especialmente os cânceres. O fumo está diretamente associado às mortes por câncer de boca (30%), por câncer de pulmão (90%), 25% das mortes por doença do coração, 85% das mortes por bronquite e enfisema, 25% das mortes por derrame cerebral.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), todo ano, cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. Em 20 anos, esse número chegará a 10 milhões, se o consumo de produtos como cigarros, charutos e cachimbos continuar aumentando.
A nicotina do cigarro é considerada pela OMS como droga psicoativa e que, portanto, causa dependência. Ela também aumenta a liberação de catecolaminas, que contraem os vasos sanguíneos e aceleram a freqüência cardíaca, causando hipertensão arterial.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o tabaco também tem relação com a impotência sexual e infertilidade masculina pois, segundo estudos, prejudica a mobilidade do espermatozóide. Os mesmos prejuízos também são atribuídos ao cachimbo e ao charuto. Apesar de não serem tragáveis, possuem uma concentração de nicotina maior, que é absorvida pela mucosa oral. Evite o cigarro e faça sua parte também divulgando informações que possam ajudar outras pessoas a parar de fumar!

Deixe um comentário